Página Inicial
Associe-se
Histórico
Jornal Apas
Estatuto Social
Regimento Interno
Convênios
Planos de Saúde
Dúvidas
Links das co-irmãs
Fale Conosco
 
 
 
 
 
Por que implementar a ética nas escolas médicas

Os estudantes de Medicina constituem uma parcela priviliegiada da população. Isso implica diferenciação cultural e socioeconômica. Em enquete realizada com 99% dos egressos das escolas médicas do Estado de São Paulo em 2014, durante a inscrição para o Exame do Cremesp, 73% eram filhos de pais que cursaram ensino superior; 35% tinham outros médicos na familia; 81% cursaram o ensino médio em escolas privadas e 61% relatavam renda familiar superior a 10 salários-mínimos. Por conseguinte, como categoria social, encontram-se no estrato superior da população brasileira (3%). Não obstante, inúmeros são os escândalos envolvendo estudantes de Medicina.

Para além dos casos de disputas esportivas universitárias, são cada vez mais comuns relatos de festas marcadas pela ingestão abusiva de álcool e consumo de drogas. Mas muito mais graves são as constatações de que, nesses encontros, perpetram-se atos atentários à boa convivência humana. A impresa tem noticiado cenas de depredação ao patrimônio público, manifestações explícitas de preconceitos raciais, sexuais e estupros entre colegas.

É preocupante pensar que essas pessoas serão futuros médicos. Terão o comportamento humanístico imanente à Medicina? Se indivíduos, com essas características socioeconômica e cultural, apresentam tal comportamento entre seus pares, por que agiriam diferentemente no cenário real da atuação profissional?

Não podemos permitir que erros casuais se transformem em pretexto para que a população busque apenas profissionais mais experientes por que "já não se formam médicos como antigamente".

Considerando a repercussão na mídia, mas procurando também identificar e atuar nas causas, o Cremesp finalizará a revisão do Código de Ética dos Estudantes de Medicina (CEEM) ainda em 2015. Pretendemos estabelecer um rol de recomendações para que, desde os anos de graduação, o futuro médico possa se comprometer com uma prática estribada na moral, na ética, na solidariedade e no respeito à vida humana.

Problemas dessa envergadura demandam múltiplos tipos de intervenção para redirecionar a cena social. Mas acreditamos que sua existência ratificará princípios e cânones da boa conduta, destacando os desvios inaceitáveis e passíveis de punição.

Em reportagem especial nesta edição do Jornal do Cremesp, destacamos que não adianta um currículo extenso e rico nos cursos de Medicina, se o aprendizado não estiver entrelaçado com a formação ética e humana. E que tenha , como valor fundamental, o respeito ao próximo e o cuidar generoso aos necessitados.

 

Bráulio Luna Filho

Presidente do Cremesp

extraido do Jornal do Cremesp nº 324, abril 2015

 
•  Leia outras notícias
 
 
 
 
Pesquise os documentos cadastrados no site
 
 
Clique e confira o nosso Regimento Interno
 
 
Clique e confira o nosso Estatuto Social
 
         
Associação Policial de Assistência à Saúde de Jaú - APAS JAÚ
Rua Dr João Leite, 652 - Centro - Jaú / SP - CEP: 17201-090
Telefone/Fax: (14) 3621-4846 e 3626-2600  •  E-mail: contato@apasjau.com.br