Página Inicial
Associe-se
Histórico
Jornal Apas
Estatuto Social
Regimento Interno
Convênios
Planos de Saúde
Dúvidas
Links das co-irmãs
Fale Conosco
 
 
 
 
 
Interação médico-industria: um mal a ser combatido

O Cremesp publicou  no Diário Oficial do Estado de São Paulo, no dia 3 de fevereiro, resolução que "estabelece os critérios norteadores da relação dos médicos com as indústrias de órteses, próteses, materiais especiais e medicamentos". 

O Conselho Federal de Medicina já havia se manifestado sobre o tema por meio das resoluções 1614/01 e 1956/10 e de inúmeros pareceres. Por que tanta preocupação com o tema quando todos sabemos qu o número de médicos que mantém esta relação  promíscua e deletéria com as indústrias de insumos é muito pequeno?

O Código de Ética vigente proíbe qualquer tipo de interação entre o médico e o comércio e indústria de drogas, equipamentos e insumos. A prescrição dos tratamentos deve ser orientada exclusivamente pelas evidências de eficácia científicamente comprovada, jamais por interesses na obtenção de recompensa pecuniária ou de qualquer outra natureza. Os "considerandos" da resolução 273 explicitam as razões nas quais se baseiam essa proibição.

Aliás, nem seria necessário. É tão eloquente a obviedade desses argumentos que seria redundante repetí-los. Mas, ainda assim, existem colegas que acham que não há mal algum em receber percentuais sobre indicação de órteses, próteses, antibióticos e fios cirúrgicos.

O médico deve ter seu ganho justo e honesto advindo da rúbrica "honorários médicos". Se são vis e vergonhosos, vamos estabelecer estratégias de lutas para torná-los compatíveis com o grau de responsabilidade da profissão. O que não se admite é que, com o argumento de que ganhamos mal, estejamos autorizados a nos vendermos à indústria.

Com a prática da "vantagem", ajudamos a encarecer os produtos, sangramos os sistemas público e privado de saúde, roubamos dos colegas que trabalham pautados pelos valores éticos da Medicina.

A remuneração dos atos médicos deve ser atrativa aos melhores cérebros, afinal, a população precisa deles para cuidar da saúde, seu bem maior. Por isso mesmo, a Medicina não pode ser comércio. Os médicos não podem ser submetidos a cargas absurdas de trabalho para conseguir ter um nível de vida qualificado. Precisam ser muito bem pagos. Mas que isso seja uma conquista lastreada na conduta ética e no exercício honesto da profissão.

 

Renato Françoso

Conselheiro do Cremesp

extraido do Jornal do Cremesp nº 324, abril de 2015.

 
•  Leia outras notícias
 
 
 
 
Pesquise os documentos cadastrados no site
 
 
Clique e confira o nosso Regimento Interno
 
 
Clique e confira o nosso Estatuto Social
 
         
Associação Policial de Assistência à Saúde de Jaú - APAS JAÚ
Rua Dr João Leite, 652 - Centro - Jaú / SP - CEP: 17201-090
Telefone/Fax: (14) 3621-4846 e 3626-2600  •  E-mail: contato@apasjau.com.br