Página Inicial
Associe-se
Histórico
Jornal Apas
Estatuto Social
Regimento Interno
Convênios
Planos de Saúde
Dúvidas
Links das co-irmãs
Fale Conosco
 
 
 
 
 
Informações importantes sobre o ZIKA VÍRUS (ANS)

                                                                

                                                       Informações importantes sobre o Zika Vírus

                   No Brasil, a circulação de Zika vírus foi confirmada pelo Ministério da Saúde nas cinco regiões do país. Ressalta-se que cerca de 80% dos indivíduos infectados pelo Zika vírus não manifestam sinais ou sintomas da doença, por esse motivo grande parte dos doentes não procuram serviços de saúde, dificultando o conhecimento da magnitude dessa doença.
                  Conforme orientação do Ministério da Saúde, não existe tratamento específico. O tratamento dos casos sintomáticos recomendado é baseado no uso de acetaminofeno (paracetamol) ou dipirona para o controle da febre e manejo da dor. No caso de erupções pruriginosas, os anti-histamínicos podem ser considerados. No entanto, é desaconselhável o uso ou indicação de ácido acetilsalicílico e outros drogas anti-inflamatórias devido ao risco aumentado de complicações hemorrágicas descritas nas infecções por síndrome hemorrágica como ocorre com outros flavivírus. Não há vacina contra o Zika vírus.
                     A ANS recomenda que as operadoras orientem seus beneficiários e os profissionais de sua rede de atenção a saúde sobre a necessidade de se intensificar as ações de controle do Aedes aegypti, assim como medidas de prevenção pessoal, principalmente no que tange as grávidas, considerando a relação entre a ocorrência de microcefalia e a infecção pelo vírus Zika.

                      Com esse fim, o Ministério da Saúde publicou um documento que descreve as medidas ambientais para controle do Aedes aegypti e medidas pessoais para as grávidas “Protocolo de vigilância e resposta à ocorrência de microcefalia relacionada à infecção pelo vírus zika. (http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2015/dezembro/09/Microcefalia---Protocolo-de-vigil--ncia-e-resposta---vers--o-1----09dez2015-8h.pdf).

                       Além disso, disponibiliza em seu site recomendações sobre diagnóstico e tratamento da Zika, Dengue e Chikungunya. Os documentos disponíveis no site do Ministério devem ser utilizados para subsidiar as ações nesse sentido  (http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/combateaedes/index.htmlAcrescente o conteúdo de seu e-mail
                                                                             
 

 
•  Leia outras notícias
 
 
 
 
Pesquise os documentos cadastrados no site
 
 
Clique e confira o nosso Regimento Interno
 
 
Clique e confira o nosso Estatuto Social
 
         
Associação Policial de Assistência à Saúde de Jaú - APAS JAÚ
Rua Dr João Leite, 652 - Centro - Jaú / SP - CEP: 17201-090
Telefone/Fax: (14) 3621-4846 e 3626-2600  •  E-mail: contato@apasjau.com.br